Honda CRF450R 2015
A Honda apresentou sua linha 2015 de motocross essa semana. O aprimoramento das suspensões e novos dispositivos eletrônicos são os principais destaques da motocicleta 450cc
O novo modelo da Honda na classe MX1 ganhou aprimoramentos no motor com nova câmara de combustão desenhada conforme especificações do HRC, novos escape e ponteira e ajustes da injeção eletrônica. Pequenas mudanças também foram realizadas na transmissão, pistão e virabrequim promovendo maior durabilidade das peças. Os radiadores também são novos.
As mudanças no motor aumenteram a pontência em pouco mais de um cavalo, chegando a 53cv aos 9.000rpm, com torque máximo aos 7.000rpm. O principal responsável é o novo cabeçote a lá HRC cuja a saída de escape agora aponta para a direita em vez da esquerda como no modelo anterior. Isso permitiu um cano de escape 320mm mais curto. A ponteira dupla tem os tubos com diâmetro interno maior.
Uma das principais novidades é o Honda EMSB (Engine Mode Select Button). Um botão ao lado do acelerador que muda os parâmetros e a programação da injeção em três modos. O modo 1 é o ajuste padrão da motocicleta. O modo 2 é designado à pilotagem mais suave em terrenos de baixa aderência, lama, etc., onde o controle da tração pelo piloto é primordial. O modo 3 proporciona uma entrega de potência mais agressiva para pilotagem em terrenos de boa tração como areia fofa.
A arquitetura interna do motor permanece a mesma com pistão e válvulas nas mesmas medidas anteriores. O pistão agora tem o mesmo tratamento térmico do modelo 250. A mola do acelerador no corpo da injeção foi alterada para uma ação mais leve, diminuindo a fadiga do piloto. No câmbio as engrenagens, exceto da primeira marcha, agora são feitas em nickel cromo molibdênio, material que a fábrica alega ter 10% a mais de resistência que o aço cromo molibdênio que substitui.
Com a nova rota do escape os radiadores também mudaram, o maior agora fica do lado esquerdo. Outra pequena, mas importante mudança no motor é o rotor do magneto 20 gramas mais pesado. A inércia maior ajuda na maneabilidade em baixas rotações.
Suspensões
A 450 recebe garfos KYB PSF2c de 48mm. O "2" no nome demarca a segunda geração da suspensão com mola a ar. Ela recebeu novos cartuchos superiores que diminuem o peso não suspenso e um novo desenho no circuito de compressão que eliminou retentores, diminuindo em 10% o atrito.
A nova estrutura do circito distribui o fluido através de uma valvula, diminuindo os riscos de vazamento de ar. A nova tampa da bengala concentra dois ajustes de compressão (alta e baixa velocidade) além da válvula de ar para a calibragem da "mola".
Atrás o amortecedor KYB com reservatório de expansão compacto concentra os ajustes de compressão (high e low) e também de retorno todos juntos, facilitando a vida do piloto na hora de escolher os cliques.
Nos freios, o disco dianteiro estilo wave cresceu para o diâmetro de 260mm, atrás 240mm.
Ficha Técnica
Motor | |
Tipo | 4 Tempos refrigeração líquida uni-cam |
Deslocamento | 449.7cc |
Diâmetro x Curso | 96.0mm x 62.1mm |
Taxa de compressão | 12.5 : 1 |
Potência Máxima | 53CV@ 9,000rpm |
Torque Máximo | 4.9kgfm@ 7,000rpm |
Alimentação | |
Alimentação | Injeção Eletrônica |
Reservatório de combustível | 6.3 litros |
Ignition | Full transistor |
Partida | Pedal |
Transmissão | |
Clutch Type | muitidisco em banho de óleo |
Transmission Type | Engrenagens |
Transmissão final | Corrente |
Quadro | |
Tipo | Alumínio de trave dupla |
Dimensions (L´W´H) | 2,188mm x 827mm x 1,271mm |
Entreeixos | 1,492mm |
Caster | 27 °40' |
Trail | 114mm |
Altura do banco | 952mm |
Distância livre do solo | 329mm |
Peso (em ordem de marcha) | 111kg |
Suspensões | |
Dianteira | Kayaba 48mm inverted PFS2(310mm stroke) |
Traseira | Kayaba monoshock using HonPro-Link system (315 stroke, 133.5mmaxle travel) |
Rodas | |
Type Front | Aluminium spoke |
Type Rear | Aluminium spoke |
Tyres Front | 80/100-21 Dunlop MX52F |
Tyres Rear | 100/90-19 Dunlop MX52 |
Freios | |
Front | 260mm hydraulic wave disc |
Rear | 240mm hydraulic wave disc |
Fonte e créditos: Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - Fotos: Divulgação