Honda CRF450R 2015

Honda CRF450R 2015

A Honda apresentou sua linha 2015 de motocross essa semana. O aprimoramento das suspensões e novos dispositivos eletrônicos são os principais destaques da motocicleta 450cc

O novo modelo da Honda na classe MX1 ganhou aprimoramentos no motor com nova câmara de combustão desenhada conforme especificações do HRC, novos escape e ponteira e ajustes da injeção eletrônica. Pequenas mudanças também foram realizadas na transmissão, pistão e virabrequim promovendo maior durabilidade das peças. Os radiadores também são novos.

As mudanças no motor aumenteram a pontência em pouco mais de um cavalo, chegando a 53cv aos 9.000rpm, com torque máximo aos 7.000rpm. O principal responsável é o novo cabeçote a lá HRC cuja a saída de escape agora aponta para a direita em vez da esquerda como no modelo anterior. Isso permitiu um cano de escape 320mm mais curto. A ponteira dupla tem os tubos com diâmetro interno maior.

Uma das principais novidades é o Honda EMSB (Engine Mode Select Button). Um botão ao lado do acelerador que muda os parâmetros e a programação da injeção em três modos. O modo 1 é o ajuste padrão da motocicleta. O modo 2 é designado à pilotagem mais suave em terrenos de baixa aderência, lama, etc., onde o controle da tração pelo piloto é primordial. O modo 3 proporciona uma entrega de potência mais agressiva para pilotagem em terrenos de boa tração como areia fofa.

 

A arquitetura interna do motor permanece a mesma com pistão e válvulas nas mesmas medidas anteriores. O pistão agora tem o mesmo tratamento térmico do modelo 250. A mola do acelerador no corpo da injeção foi alterada para uma ação mais leve, diminuindo a fadiga do piloto. No câmbio as engrenagens, exceto da primeira marcha, agora são feitas em nickel cromo molibdênio, material que a fábrica alega ter 10% a mais de resistência que o aço cromo molibdênio que substitui.

Com a nova rota do escape os radiadores também mudaram, o maior agora fica do lado esquerdo. Outra pequena, mas importante mudança no motor é o rotor do magneto 20 gramas mais pesado. A inércia maior ajuda na maneabilidade em baixas rotações.

 


 



Suspensões

A 450 recebe garfos KYB PSF2c de 48mm. O "2" no nome demarca a segunda geração da suspensão com mola a ar. Ela recebeu novos cartuchos superiores que diminuem o peso não suspenso e um novo desenho no circuito de compressão que eliminou retentores, diminuindo em 10% o atrito.

A nova estrutura do circito distribui o fluido através de uma valvula, diminuindo os riscos de vazamento de ar. A nova tampa da bengala concentra dois ajustes de compressão (alta e baixa velocidade) além da válvula de ar para a calibragem da "mola".


 

Atrás o amortecedor KYB com reservatório de expansão compacto concentra os ajustes de compressão (high e low) e também de retorno todos juntos, facilitando a vida do piloto na hora de escolher os cliques.
Nos freios, o disco dianteiro estilo wave cresceu para o diâmetro de 260mm, atrás 240mm.


 

Ficha Técnica

Motor
Tipo 4 Tempos refrigeração líquida uni-cam
Deslocamento 449.7cc
Diâmetro x Curso 96.0mm x 62.1mm
Taxa de compressão 12.5 : 1
Potência Máxima 53CV@ 9,000rpm
Torque Máximo 4.9kgfm@ 7,000rpm
Alimentação
Alimentação Injeção Eletrônica
Reservatório de combustível 6.3 litros
Ignition Full transistor
Partida Pedal
Transmissão
Clutch Type muitidisco em banho de óleo
Transmission Type Engrenagens
Transmissão final Corrente
Quadro
Tipo Alumínio de trave dupla
Dimensions (L´W´H) 2,188mm x 827mm x 1,271mm
Entreeixos 1,492mm
Caster 27 °40'
Trail 114mm
Altura do banco 952mm
Distância livre do solo 329mm
Peso (em ordem de marcha) 111kg
Suspensões
Dianteira Kayaba 48mm inverted PFS2(310mm stroke)
Traseira Kayaba monoshock using HonPro-Link system (315 stroke, 133.5mmaxle travel)
Rodas
Type Front Aluminium spoke
Type Rear Aluminium spoke
Tyres Front 80/100-21 Dunlop MX52F
Tyres Rear 100/90-19 Dunlop MX52
Freios
Front 260mm hydraulic wave disc
Rear 240mm hydraulic wave disc

 

Fonte e créditos: Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - Fotos: Divulgação

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