Honda PCX: uma scooter agradável e contemporânea
Modelo é prático, elegante e ideal para o dia a dia, ideal para quem busca conveniência e excelente performance
A partir de maio, a Honda traz para o mercado brasileiro a scooter mais admirado do mundo: a PCX modelo 2014. A mais nova integrante da categoria Family chama a atenção por sua contemporaneidade, liberdade e tecnologia. É ideal para quem busca um produto com design diferenciado e sofisticado, além de ser mais uma opção para quem almeja um modelo de maior cilindrada.
Entre seus principais atributos está o motor de 150 cm3, arrefecido a líquido, com excelent
e performance, baixa emissão de poluentes e economia de combustível. O grande destaque fica por conta do sistema inédito “Idling Stop System”, que permite que o motor desligue em marcha lenta após três segundos da scooter parada e volte a funcionar ao acionar o acelerador. A tecnologia, inédita no Brasil, permite uma grande redução no consumo de combustível e na emissão de poluentes.
O modelo recebe ainda transmissão automática CVT, que proporciona conforto e fácil pilotagem, uma vez que não é necessário trocar de marcha: basta acelerar. No quesito segurança, o modelo é equipado com o eficaz sistema de freios CBS (Combined Brake System). Composto por disco com 220 mm de diâmetro na dianteira e tambor de 130 mm na traseira, a tecnologia permite que ao acionar o freio traseiro, o dianteiro seja acionado simultaneamente, aumentando a segurança e melhorando a frenagem.
Todos esses diferenciais, aliados ao design sofisticado e único, resultaram num modelo que se destacará no mercado nacional. A PCX estará disponível nas concessionárias a partir de meados de maio de 2013 e a expectativa é produzir 10.000 unidades durante o ano.
Mobilidade com estilo
A PCX desperta a atenção por onde passa. Com um estilo contemporâneo e dinâmico, recebe linhas fluidas e curvas que acentuam o seu uso urbano. Sua carenagem foi desenvolvida para dar ampla proteção ao motociclista, além de conforto e agilidade. Em conjunto com o para-brisa, reduz o atrito com o ar.
Na dianteira, o conjunto óptico ganhou um amplo farol com lâmpadas de 35/30W, além de luzes de posição nas extremidades, ideal para auxiliar o motociclista na pilotagem com baixa visibilidade. Na parte traseira, a lanterna recebe um desenho moderno e diferenciado.
O painel de instrumentos é analógico e digital, de leitura simples e fácil. É possível obter informações sobre velocímetro, hodômetro total, marcador de combustível, além de luzes-espia da injeção eletrônica e do sistema de parada automático.
Mas é no quesito conforto que a PCX chama ainda mais a atenção. Seu assento é longo e confortável em dois níveis, além de ter sido projeto tanto para o piloto quanto o garupa sentarem de maneira adequada e não escorregarem. A posição de pilotagem é agradável e a altura do assento é de 760 mm. Há ainda um descanso lateral para os pés, o que permite uma excelente maneabilidade, além de estacionar a motocicleta de maneira fácil e rápida.
Outro atrativo do modelo é o compartimento sob o banco. Aberto por meio de um botão, permite acomodar um capacete fechado e mais um objeto pequeno. Há ainda um porta-objetos localizado abaixo do painel.
O guidão em uma altura elevada proporciona uma pilotagem mais segura e confortável pelas ruas. O tanque de combustível, com capacidade para 5,9 litros, ganha um compartimento de abertura de fácil acesso, garantindo conforto e conveniência.
Suas principais dimensões (comprimento x largura x altura) são respectivamente: 1.917 x 738 x 1.094 mm.
Propulsor inovador e econômico
A PCX traz mais tecnologia ao segmento de duas rodas. A scooter é equipada com motor OHC (Over Head Camshaft), 153 cm3, quatro tempos e arrefecido a líquido. O modelo é alimentado por injeção eletrônica de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que garante economia e confiabilidade. Toda a configuração segue a premissa do conceito ESP (Enhanced Power Smart), que visa a baixa emissão de poluentes e de consumo de combustível, além do desempenho surpreendente para a categoria.
Extremamente eficiente, o motor é capaz de gerar potência máxima de 13,6 cv a 8.500 rpm, e torque máximo de 1,41 kgf.m a 5.250 rpm, assegurando potência equilibrada para uso urbano e excelente torque que lhe confere agilidade e arrancadas vigorosas em qualquer situação de uso.
A pilotagem fica muito mais prazerosa com o câmbio de transmissão automática CVT (V-Matic), onde não é necessário realizar a troca de marchas. Todo o mecanismo é extremamente suave. O modelo recebe ainda partida elétrica.
Pioneira em tecnologias no mundo, a Honda surpreende mais uma vez com a PCX, devido ao seu sistema “Idilling Stop System”, que é capaz de desligar o motor do scooter quando ele estiver parado em marcha lenta após três segundos.
Após o desligamento do motor, a luz indicadora de ativação do sistema piscará no painel informando ao piloto que o motor não está funcionando. Neste momento, entra em ação o sistema ACG (Alternating Current Generator – Gerador de Corrente Alternada), que consiste em uma tecnologia que une motor de arranque e gerador de energia em uma mesma unidade. Com o ACG, o pistão é retomado a posição ideal de partida, e esse reposicionamento é conhecido como Swing Back, que é acionando no instante que o motor é desligado. Para religar, basta apenas acionar o acelerador. Nesse instante da fase de compressão, a válvula de exaustão abre ligeiramente, reduzindo a força necessária para comprimir a mistura ar/combustível, permitindo a partida de forma rápida e eficiente.
Assim, ao parar em um semáforo ou com trânsito intenso, após três segundos, o motor desliga. Ao acelerar, automaticamente, ele volta a funcionar. Toda essa tecnologia permite uma grande redução no consumo de combustível e na emissão de poluentes. O sistema pode ser ativado ou desativado, conforme desejo do cliente, através de um botão localizado no punho direito.
Ciclística agradável
Equipada com chassi do tipo berço em aço tubular e com distância entre eixos de 1.315 mm, a PCX cria uma condução agradável e tranquila.
Visando dar mais estabilidade durante a pilotagem, o conjunto de suspensões apresenta, na dianteira, garfo telescópio com 100 mm de curso. Na traseira, conta com sistema de duplo amortecimento com 85 mm de curso, ampliando ainda mais o conforto do piloto.
Outro grande diferencial da PCX é seu conjunto de rodas e pneus. As rodas de 14 polegadas, com pneus mais largos (90/90 na dianteira e 100/90 na traseira) permitem uma rodagem mais confortável e segura, tornando-a apta a encarar as ruas das cidades brasileiras. Na questão de pilotagem segura e eficiente, o modelo possui um moderno sistema de freios CBS (Combined Brake System). Na dianteira, recebe freio a disco com 220 mm de diâmetro, e na traseira a tambor com 130 mm de diâmetro.
A PCX modelo 2014 estará disponível na rede de concessionárias Honda nas cores vermelha metálica e branca perolizada. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.
Especificações Técnicas
PCX
CATEGORIA | Family |
MOTOR | 153cm3, OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a líquido |
POTÊNCIA MÁXIMA | 13,6 cv a 8.500 rpm |
TORQUE MÁXIMO | 1,41 kgf.m a 5.250 rpm |
DIÂMETRO X CURSO | 58,0 x 57,9 mm |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica de combustível PGM-FI |
RELAÇÃO DE COMPRESSÃO | 10,6 : 1 |
SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO | Forçada, por bomba trocoidal |
SISTEMA DE IGNIÇÃO | Eletrônica |
BATERIA | 12V – 6 Ah |
FAROL (ALTO/BAIXO) | 35/30W |
SISTEMA DE PARTIDA | Elétrica |
CAPACIDADE DO TANQUE | 5,9 litros |
ÓLEO DO MOTOR | 0,9 litro (0,8 litro para troca) |
TRANSMISSÃO | Automática, tipo CVT (V-Matic) |
EMBREAGEM | Automática centrífuga (tipo seco) |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico com 100 mm de curso |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Duplo-amortecido com 85 mm de curso |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 220 mm de diâmetro com cáliper de pistão duplo |
FREIO TRASEIRO | A tambor com 130 mm de diâmetro |
PNEU DIANTEIRO | 90/90-14 |
PNEU TRASEIRO | 100/90-14 |
CHASSI | Monobloco (underbone) |
ALTURA DO ASSENTO | 760 mm |
ALTURA MÍNIMA DO SOLO | 140 mm |
DIMENSÕES (C x L x A) | 1.917 mm x 738 mm x 1.094 mm |
ENTRE-EIXOS | 1315 mm |
PESO SECO | 124 kg |