CBR 1000RR Fireblade 2012: esportividade e tecnologia das pistas

CBR 1000RR Fireblade 2012: esportividade e tecnologia das pistas

Comemorando o vigésimo aniversário do lançamento da primeira Fireblade em 1992, novo modelo chega ao mercado brasileiro totalmente reformulado

Ela é referência entre as superesportivas, alia tecnologia, potência e alta performance. Todos esses adjetivos já seriam suficientes para transformá-la em uma das motocicletas mais admiradas em sua categoria. Mas a CBR 1000RR Fireblade evoluiu. Completando duas décadas de tradição em 2012, o modelo chega com visual reformulado, além de incorporar o que há de mais avançado em tecnologia sobre duas rodas.

Importada do Japão, a CBR 1000RR Fireblade 2012 recebe nova carenagem e conjunto óptico. Suas linhas estão marcantes, melhorando ainda mais a aerodinâmica do modelo. Destaque para o painel de instrumentos com funções diferenciadas e design moderno.

O excelente desempenho da motocicleta é assegurado pelo motor DOHC (Double Over Head Camshaft), que gera potência máxima de 178,1 cv. A grande novidade da versão 2012 é o novo mapeamento da injeção de combustível, que permite um melhor desempenho do motor em baixas e médias rotações.

Baseado nos modelos de competição, o sistema de suspensão também recebeu modificações, visando garantir um melhor comportamento da motocicleta. A dianteira utiliza garfo telescópio invertido com curso de 120 mm, e conta com o sistema Big Piston Fork (BPF), que oferece um amortecimento mais suave sem o comprometimento da esportividade. Já a traseira é UNIT PRO-LINK, e conta com o inédito amortecedor Balance Free Rear Cushion que consiste em um sistema duplo tubular: o corpo do amortecedor e um cilindro interno. Isto resulta em um comportamento mais progressivo com melhor aderência do pneu traseiro ao asfalto e consequentemente melhor tração. Além disso, as rodas de alumínio têm novo desenho com 12 pontas, sendo mais rígidas e gerando melhor maneabilidade à motocicleta.

O modelo recebe a segunda geração do amortecedor HESD (Honda Electronic Steering Damper), que oferece rigidez e estabilidade em altas velocidades e leveza em baixas.

Completando o conjunto, conta com exclusivo sistema de freios ABS (Anti-Lock Brake System). Inédito em motocicletas superesportivas, a tecnologia foi desenvolvida para oferecer o máximo de eficiência e segurança, sem o comprometimento da esportividade.

Potência derivada dos modelos da MotoGP

Os amantes de modelos superesportivos e alto desempenho admiram o conjunto mecânico da CBR 1000RR Fireblade e não poderia ser diferente. Tudo porque o modelo é equipado com motor de 4 cilindros em linha, 999,8 cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft), 16 válvulas, arrefecido à líquido, e alimentado por injeção eletrônica PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection). Com isso, gera potência máxima de 178,1 cv a 12.000 rpm, e torque de 11,4 kgf.m a 8.500 rpm.

Para contribuir com a eficiência do motor, além de reduzir o peso total da motocicleta, o modelo conta com bloco de cilindros separados – quatro em linha. Além disso, os pistões são leves e com 76 mm.

O modelo recebeu um dos mais avançados sistemas de injeção de combustível desenvolvido pela Honda: o PGM-DSFI. O recurso oferece com precisão a quantidade de combustível que compõe a mistura. Para a versão 2012, a configuração foi reformulada, com uma pequena abertura da válvula. A modificação resulta em melhor desempenho, melhores respostas em baixa e média rotação.

O escapamento recebe sensor de oxigênio HECS-3 (Honda Evolutional Catalysing System), que otimiza a mistura ar/combustível a fim de reduzir e emissão de poluentes e aumentar a eficiência do catalisador. Há ainda o controle de velocidade de saída dos gases por meio de duas válvulas: uma mecânica, que atua com o aumento de pressão no interior do escapamento e outra, eletro-mecânica, controlada pelo módulo ECM, que otimiza o potencial do motor em todas as faixas de rotação. Com isso, a motocicleta atende às normas de emissão Euro 3, similar ao PROMOT (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).

Pilotagem mais segura

A CBR 1000RR Fireblade é equipada com freio dianteiro de disco duplo com acionamento hidráulico de quatro pistões, cáliper de encaixe radial e diâmetro de 320 mm. Já o freio traseiro é a disco com acionamento por pistão simples, com 220 mm de diâmetro.

Desde 2009 o modelo também é apresentando na versão com exclusivos freios ABS para superesportivas. O sistema eletrônico minimiza a possibilidade de travamento das rodas, oferecendo total segurança mesmo em situações de frenagem mais bruscas, tanto em retas quanto em curvas, sem comprometer o comportamento esportivo da motocicleta.

A tecnologia possibilita manter o controle e a estabilidade do modelo, evitando o mergulho da suspensão dianteira, com consequente perda da estabilidade, e o levantamento da roda traseira em frenagens mais fortes. Além disso, o sistema ABS da motocicleta é controlado por módulo eletrônico, que combina de maneira muito mais precisa a pressão de atuação dos fluidos nas pastilhas de freio. Dessa maneira, garante-se uma maior estabilidade e a manutenção de uma pilotagem altamente esportiva.

Destaque também para as novas rodas de liga-leve de alumínio de 12 pontas, em vez de apenas 3 do modelo anterior. Mais rígida, a nova configuração permite beneficiar a pilotagem em conjunto com as novas suspensões. Seus pneus radiais de perfil superesportivo recebem na dianteira configuração de 120/70ZR 17 M/C, e na traseira 190/50ZR 17M/C, assegurando excelente aderência e dirigibilidade.

Apresenta ainda sistema de embreagem deslizante, que otimiza a transferência de potência às rodas em qualquer situação de uso, garantindo alta performance. O exclusivo sistema da Honda é formando por um par de veios rebaixados que rapidamente forçam o conjunto da embreagem a se acoplarem de maneira rápida e firme. Com isso, disponibiliza potência imediatamente e reduz a quantidade de força de pressão da mola e o tempo de desengrenamento. Comandado por cabos, o mecanismo permite uma pilotagem rápida e eficaz nas pistas, bem como uma condução confortável e intensa em estradas.

Finalizando o pacote de segurança, o modelo conta com o sistema de proteção H.I.S.S (Honda Ignition Security System), que evita furto. A tecnologia é considerada um diferencial da marca, pois somente a chave original tem a capacidade de acionar o motor, devido à identificação por chip eletrônico. Com isso, proporciona maior segurança ao estacionar o veículo em locais públicos.

Disponível nas cores vermelha (STD e ABS), preta e branca (apenas STD), a CBR 1000RR Fireblade 2012 está nas concessionárias a partir de julho. A garantia é de um ano sem limite de quilometragem.

Galeria de fotos: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.406736159361434.81948.226877307347321&type=3

Whatsapp