"Ação sem filosofia é uma arma letal; e filosofia sem ação não tem valor algum" - Soichiro Honda
Essa é a primeira idéia propagada pela empresa Honda em todo o mundo. Na sua seqüência vem o Respeito Pelo Indivíduo, que inclui três pontos: INICIATIVA - agir com iniciativa e discernimento e assumir a responsabilidade; IGUALDADE - reconhecer e respeitar diferenças individuais e tratar bem uns aos outros; CONFIANÇA - auxiliar, aceitar, compartilhar conhecimentos, fazer esforços para cumprir responsabilidades.
Em seguida vêm as Três Alegrias, mencionadas por Sochiro Honda pela primeira vez em 1951: Alegria de Comprar - para cada cliente que adquire produtos Honda, não só deixá-los satisfeitos, mas exceder suas expectativas sempre; Alegria de Vender - produtos excelentes dão alegria de representar a Honda junto ao cliente, na venda e na manutenção; Alegria de Produzir - inclui fabricação, engenharia e pesquisa de produção e desenvolvimento, bem como os fornecedores Honda. Produzindo acima das expectativas das concessionárias e clientes, podemos sentir orgulho de um trabalho bem feito.
Apoiando-se nas crenças fundamentais de Respeito do Indivíduo e nas Três Alegrias, o Princípio da Companhia Honda foi expresso em 1956:
Em um espírito global, dedicamo-nos ao fornecimento de produtos de alta qualidade, a um preço justo, para satisfação de uma clientela universal.
A Honda estabeleceu cinco diretrizes administrativas para orientar os colaboradores no desempenho de suas responsabilidades diárias:
• Prossiga sempre com ambição e vigor
• Respeite a teoria sólida, desenvolva idéias novas e faça o uso mais eficiente possível do tempo
• Aprecie seu trabalho e melhore sempre seu ambiente de trabalho
• Esforce-se constantemente para que o trabalho flua de maneira harmoniosa
• Tenha sempre em mente o valor da pesquisa e da dedicação
O crescimento vertiginoso e a internacionalização da Honda, nunca impediram que o presidente continuasse aplicando a filosofia de trabalho - a participação de todos nas decisões, o uniforme branco e o boné usados por diretores e operários, a condição de construir seus produtos com macacão e luvas brancas, o respeito pelo ser humano, a busca pela preservação do ambiente e do trabalho agradável para todos, a oportunidade de cada um contribuir com idéias. E especialmente, a disposição do presidente de estar presente em todos os níveis e setores da empresa, comprovando na prática o alcance das decisões da diretoria.